Doenças

Figado normalSão inúmeras as doenças que podem afetar o fígado. Nem todas apresentam sintomas clínicos evidentes em suas fases iniciais, muitas vezes o paciente procura atendimento médico quando a função do órgão já está bastante prejudicada. Basicamente o órgão pode sofrer agressão pelos seguintes mecanismos:

1- Vírus
2 - Substâncias químicas
3 - Agressão do próprio organismo
4 - Acúmulo de substâncias do metabolismo.
5 - Tumores

As infecções virais que mais comumente acometem o fígado são a hepatite A, hepatite B e hepatite C. Dentre as substâncias químicas que agridem o fígado, a mais conhecida é o álcool, mas convém lembrar que inúmeras "ervas medicinais" e preparações "milagrosas" também prejudicam o órgão.

As doenças auto-imunes acontecem quando o organismo passa a reconhecer o próprio órgão como um inimigo, iniciando um ataque à essa "substância estranha", nessa categoria se enquadram as hepatites auto-imunes. Algumas doenças do nosso metabolismo podem resultar em acúmulo de algumas substâncias no fígado, resultando em um funcionamento inadequado, sendo o caso da hemocromatose.

O fígado pode ser afetado por tumores, sejam eles do próprio órgão, orgãos próximos (vesícula biliar) ou distantes (intestino  grosso, rins, mama), sendo que os últimos acontecem quando há disseminação da doença (metástases).

Abaixo,organizamos uma lista das doenças que mais acometem o fígado, para ajudar o esclarecimento da população em geral, promovendo  educação, contribuindo para seu tratamento e diagnóstico mais precoce.

1 Colangite esclerosante primária Equipe ICF
2 Esteatose hepática Equipe ICF
3 Varizes de esôfago Equipe ICF
4 Ascite Equipe ICF
5 Cirrose Equipe ICF

Saiba mais.

Esteatose hepática

A esteatose hepática, ou doença do fígado gorduroso, ocorre devido ao acúmulo excessivo de lipídios (gordura) nos hepatócitos (células do fígado).

Read more...
Nossa missão é atender com qualidade e respeito os pacientes portadores de doença do fígado.

A qualidade só é obtida com a promoção da educação, do diagnóstico, do tratamento e da pesquisa científica.
Banner