Varizes de esôfago

Print
PDF

A presença de veias varicosas no esôfago (varizes de esôfago) é uma condição séria, potencialmente grave e que pode colocara a vida em risco. As varizes do esôfago ocorrem devido ao aumento da pressão no sistema venoso que leva sangue ao fígado. A causa mais comum desse aumento da pressão é a cirrose do fígado, outra causa menos comun envolve a trombose de importantes veias de nosso abdome.

O diagnóstico dessa complicação da cirrose é realizado por um exame de endoscopia digestiva alta, onde uma câmera é introduzida pela boca do paciente, para a avaliação do esôfago, do estômago e do duodeno. O maior risco dessas varizes é o sangramento, que se apresenta com vômitos de sangue vivo ou a saída de secreção escurecida e fétida (melena) quando o paciente evacua. A melena acontece porque o sangue passa por todo o intestino, sendo digerido e tomando a coloração escurecida.

 

Ligadura elástica de varizes de esôfago

Figura A. Esôfago de aspecto normal. Figura B. Esôfago que indica presença de varizes (elevações). Figura C. Sangramento de uma variz. Figura D. Aspecto final de um procedimento de ligadura elástica.

 

Para evitar o sangramento, o médico pode instituir um tratamento medicamentoso, para reduzir a pressão nessas veias, ou indicar um procedimento realizado por endoscopia que se chama ligadura elástica. Durante esse procedimento, tiras elásticas são posicionadas na "raíz" das varizes, impedindo que elas sangrem. Na dependência do tamanho das varizes, mais de uma sessão de ligadura elástica pode ser necessária. A realização de tratamento com remédios ou através da endoscopia está na dependência de alguns fatores, e a melhor decisão de tratamento somente pode ser dada por profissional qualificado.

Essas informações não possuem a intenção de substituir conselhos médicos profissionais. Você não deve utilizar essas informações para diagnosticar ou planejar um tratamento para um problema de saúde sem consultar um médico qualificado. Se você está em alguma situação que coloque em risco sua saúde ou de emergência, procure ajuda médica.

Saiba mais.

Esteatose hepática

A esteatose hepática, ou doença do fígado gorduroso, ocorre devido ao acúmulo excessivo de lipídios (gordura) nos hepatócitos (células do fígado).

Read more...
Nossa missão é atender com qualidade e respeito os pacientes portadores de doença do fígado.

A qualidade só é obtida com a promoção da educação, do diagnóstico, do tratamento e da pesquisa científica.
Banner